REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
VII Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação
II Simpósio de Tecnologia e Uso de Medicamentos
I Simpósio sobre Uso Seguro de Medicamentos na Atenção Primária e Secundária à Saúde
DISPOSIÇÕES GERAIS:
- Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente por meio eletrônico utilizando-se o formulário disponível na área: Trabalhos científicos – Resumo, na página do evento.
- A data limite para recebimento dos trabalhos será 15 /10/2024.
- Para envio do trabalho, pelo menos um dos autores deverá estar obrigatoriamente inscrito e com pagamento quitado.
- Cada autor com CPF inscrito poderá enviar, no máximo, dois trabalhos
- Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol.
- Serão aceitos trabalhos originais, investigativos, descritivos, revisões sistemáticas ou narrativas. Relatos de caso/experiência ficará sujeita a avaliação da relevância e do caráter inovador pela comissão avaliadora.
- Os trabalhos deverão ser classificados nos seguintes eixos temáticos:
- Segurança do paciente;
- Erros de medicação/eventos adversos;
- Farmacovigilância;
- Gestão de risco;
- Inovação e Tecnologia.
- Os trabalhos serão classificados em aceitos e não aceitos, sendo irrevogável a decisão da comissão.
- Não haverá possibilidade de correção do trabalho ou alteração de autores após o envio.
- A comunicação sobre a aprovação ou não do trabalho será por meio do correio eletrônico pelo qual foi remetido o trabalho, até o dia 25/10/2024. Portanto, certifiquese que o e-mail informado no momento da submissão do trabalho esteja correto.
ORIENTAÇÕES QUANTO A ELABORAÇÃO DO RESUMO:
Os resumos dos trabalhos científicos deverão ser elaborados conforme orientações abaixo especificadas na aba Trabalhos científicos – Resumo.
1. Título:
Deve ser objetivo, conciso e identificar com clareza a natureza do trabalho. Empregar letras MAIÚSCULAS, o limite é de 290 caracteres, incluindo os espaços. Não utilizar abreviações.
2. Autores:
Podem ser relacionados como autores somente aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Todos os contatos entre a Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos e os autores serão mantidos através do endereço eletrônico do autor responsável pela submissão do resumo.
O nome do autor que está submetendo o trabalho deve ser digitado no campo: Adicionar Autor(es) e em seguida os dos coautores. O sistema permite que o autor responsável reorganize a ordem dos autores e coautores do trabalho.
O sistema irá solicitar que para cada autor seja informado o nome científico
correspondente, exemplo:
Autor ou coautor: João Seguro Silva Castro Nome científico: CASTRO, JSS
3.1 Instruções para elaboração o Resumo
✓ Formatação geral do manuscrito: Papel A4, margens direita, esquerda, superior e inferior de 2,5 cm. O
resumo deve ser apresentado em uma página.
✓ O título deve ser centralizado e em fonte Times Arial , negrito, tamanho da fonte 14, com espaçamento 1,15
e espaço após o parágrafo. O limite de caracteres é de 290.
✓ Os nomes dos(as) autores(as) devem ser adicionados logo abaixo do título centralizado, em fonte Times
Arial, negrito, tamanho da fonte: 12, com espaçamento 1,15 e espaço após o parágrafo.
✓ Os nomes dos(as) coautores(as) devem ser adicionados após o nome do(a) primeiro(a) autor(a). Aquele(a) que
submete o trabalho é considerado(a) o(a) responsável por ele, podendo fazer até duas submissões
diferentes.autor. É permitido para cada trabalho até 11 coautores.
✓ A lista dos autores (onde constará o primero autor e demais coautores) deve ser realizada no sistema por
quem realizou a submissão.
✓ Abaixo dos nomes dos(as) autores(as), deve ser adicionada a filiação institucional (em Times Arial,
itálico e tamanho de fonte 10) de todos(as) os(as) autores(as); caso haja mais de uma filiação entre os(as)
autores(as), distingui-las por números sobrescritos.
✓ O corpo do texto deve ser justificado e em fonte Times Arial, tamanho da fonte 12, com espaçamento 1,15 e
espaço após o parágrafo.
✓ O corpo do texto do resumo deve conter entre 200 e 350 palavras e as seguintes seções: Introdução,
Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão. Os títulos dessas seções devem estar em negrito.
✓ O resumo deverá obedecer às normas gramaticais da Língua Portuguesa, em vigor desde 01 de janeiro de 2009,
sem parágrafo.
✓ Após o resumo, incluir as palavras-chave, que devem ser no mínimo três e no máximo cinco, separadas por
ponto final e escritas na fonte Times Arial, tamanho da fonte 12, justificado. Para determinação dos
descritores, solicitamos consultar o site http://decs.bvs.br/.
✓ Após as palavras-chave, deverão constar as fontes de financiamento, se for pertinente.
✓ O resumo ser submetido em word extensões doc. ou docx.
✓ Os resumos que não obedecerem as normas e o modelo de layout apresentado abaixo não serão avaliados.
MODELO DE LAYOUT DO RESUMO
TÍTULO DO TRABALHO
Nome do(a) primeiro(a) autor(a)1 , coautor(a)2 , coautor3 , último(a) coautor(a)1,3
1. Hospital Pereira Oliveira, São Paulo, SP, Brasil.
2. Programa de Pós Graduação em Segurança do Paciente. Universidade Tupi. Brasilândia, TO, Brasil.
3. Escuela de Enfermería Lades, Mendoza, Argentina
Intodução: apresentação do assunto de forma clara e objetiva. Objetivo:. informar objetivo do estudo Métodos: descrição dos procedimentos empregados para a realização da pesquisa, bem como, local, amostra, tratamento estatístico, entre outros aspectos que o autor considerar necessário. Resultados: destacar os principais resultados obtidos no estudo. Discussão: discussão objetiva dos principais achados. Conclusão: apresentação da resposta ao objetivo da pesquisa. Os resumos que não obedecerem a esse modelo de layout e as essas normas não serão avaliados.
Palavras-chave: fórum; normas; resumo.
Protocolo de aprovação do Comitê de Ética: Número de aprovação em Comitê de Ética de Pesquisa envolvendo seres humanos, quando for o caso.
Financiamento: Agência Nacional de Apoio à Pesquisa em Saúde.
3.2 . Pesquisa com seres humanos:
Todos os trabalhos que envolveram pesquisa com seres humanos deverão seguir as determinações da Resolução
466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CSN). Deverá ser informado no resumo, no campo específico , o número
da aprovação.
INFORMAÇÕES QUANTO A AVALIAÇÃO:
1. Os trabalhos científicos serão avaliados por profissionais com reconhecida capacidade técnico-científica
nas áreas relacionadas à segurança do paciente e uso seguro de medicamentos.
ORIENTAÇÕES QUANTO AOS CERTIFICADOS
- Será emitido um certificado por trabalho científico e este estará disponível no último dia do evento.
- Os nomes dos autores serão impressos no certificado na mesma ordem de preenchimento do Formulário de Envio de Trabalho. Certifique-se que os nomes dos autores foram preenchidos corretamente no momento da submissão do trabalho.
- Os certificados também ficarão disponíveis no site do VII Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação, do II Simpósio de Tecnologia e Uso de Medicamentos e do I Simpósio sobre Uso Seguro de Medicamentos na Atenção Primária e Secundária até 30 dias após o término dos eventos.